PALAVRA DO DIA

WORD DAILY
Habacuque 3:2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

João Calvino

João Calvino

Calvino (João), um dos principais líderes da Reforma (Noyon, Picardia, 1509 - Genebra, 1564). Dotado de grande inteligência, além de ter sido excelente orador e autor de muitos livros e de vasta correspondência, tinha também excepcional capacidade de organização e administração. Essas características fizeram com que Calvino se destacasse como figura dominante da Reforma. Exerceu influência especialmente na Suíça, Inglaterra, Escócia e América do Norte.

Sua Vida.

Calvino nasceu em Noyon, na França, perto de Compiègne. Seu pai foi advogado da Igreja Católica. Calvino foi educado em Paris, Orleães e Bourges. Após a morte do pai em 1531, Calvino estudou latim e grego na universidade de Paris. Sua educação reflete a influência do liberalismo e do humanismo do Renascimento. Ao contrário de vários líderes da Reforma, Calvino provavelmente nunca foi ordenado padre.

Aproximadamente em 1533 Calvino se declarou protestante. Em 1534, deixou a França e estabeleceu-se em Basiléia, na Suíça. Nessa cidade publicou a primeira edição de seu livro Instituição da religião cristã (1536). Este livro provocou imediata admiração por Calvino. Durante sua vida ele alterou a obra, aumentando-a. O livro apresenta as idéias básicas de Calvino sobre religião.

Em 1536, Calvino foi convencido a liderar o primeiro grupo de pastores protestantes de Genebra. Em 1538 os líderes de Genebra reagiram contra as rígidas doutrinas dos pastores protestantes; Calvino e vários outros clérigos foram banidos. No mesmo ano, Calvino tornou-se pastor de uma igreja protestante de refugiados franceses em Estrasburgo, na Alemanha. Foi profundamente influenciado pelos antigos líderes protestantes alemães de Estrasburgo, especialmente Martinho Bucer. Calvino adaptou as idéias de Bucer sobre o governo da Igreja e o culto.

Ao mesmo tempo, Genebra ressentia-se de falta de liderança política e religiosa. O conselho da cidade de Genebra pediu a Calvino que voltasse, o que ele fez em 1541. A partir dessa época até sua morte, Calvino foi a personalidade dominante em Genebra, embora fosse apenas um pastor.

Calvinismo.

Desde que surgiu em 1517, a Reforma provocou a oposição religiosa e política da Igreja e dos governantes civis. Em torno de 1546, muitos protestantes na Alemanha, Suíça e França insistiam em que o povo - e não apenas os reis e bispos - deveria participar das decisões políticas e religiosas. Essa idéia influenciou Calvino e seus seguidores na França, Inglaterra, Escócia e Países Baixos. Os adeptos franceses de Calvino foram chamados de huguenotes. Os protestantes ingleses que ele influenciou receberam o nome de puritanos.

Os calvinistas desenvolveram teorias políticas que defendiam o governo constitucional e representativo, o direito do povo de mudar o governo e a separação entre o governo civil e o governo da Igreja. Os calvinistas do séc. XVI queriam que essas idéias fossem aplicadas somente à aristocracia, mas durante o séc. XVII surgiram conceitos mais democráticos, especialmente na Inglaterra e, mais tarde, na América do Norte colonial.

Calvino concordava com outros líderes da Reforma quanto a algumas teorias religiosas básicas, como a da superioridade da fé sobre a prática do bem, a de que a Bíblia é a base de todos os ensinamentos cristãos e a do sacerdócio universal de todos os fiéis. De acordo com o conceito do sacerdócio universal, todos os fiéis eram considerados sacerdotes. A Igreja Católica Romana, por outro lado, fazia distinção entre padres e leigos, além de dividir os primeiros em várias categorias.

Uma das idéias de Calvino era a de que os homens só eram salvos pela graça de Deus e, além disso, apenas os chamados eleitos seriam salvos. No entanto, não se sabia quais eram os eleitos. Calvino aprofundou a idéia de que o cristianismo se destinava a reformar toda a sociedade. Para promover essa reforma, Calvino falou e escreveu sobre política, problemas sociais e relações internacionais como sendo parte da responsabilidade cristã. Muitas idéias de Calvino eram controversas, mas nenhum outro reformador fez tanto para obrigar as pessoas a pensar sobre a ética social e cristã. A partir dessa preocupação ética e das idéias de Bucer, Calvino desenvolveu a Igreja que atualmente é chamada de presbiteriana. Calvino organizou o governo da Igreja de forma diferente do governo civil, de maneira que um corpo organizado de homens da Igreja pudesse trabalhar visando à reforma social. Foi o primeiro líder protestante da Europa a conseguir independência parcial da Igreja em relação ao Estado.

RESUMO



Outra figura importante para a Reforma protestante foi o teólogo e jurista João Calvino, que nasceu em Noyon, França, em 10 de julho de 1509, e morreu em Genebra a 27 de maio de 1564. Seu pai, filho de uma família de artesãos, chegou a ser secretário do bispado de Noyon, o que lhe valeu a amizade de pessoas da alta sociedade, com as quais Calvino teve excelentes relações.

Em agosto de 1523, Calvino ingressou na universidade de Paris, onde estudou latim, filosofia e dialética. O pai o havia destinado à teologia; mas depois de uma questão com o capítulo da Catedral de Noyon, em 1527, resolveu que Calvino estudaria Direito. Com esse fim vai para Órleans, depois para Bourges, onde estuda grego. Formou-se em Direito, mas, com a morte do pai, vai para o Collège de France, fundado pelo rei Francisco I em 1530.

Quando, por volta de 1534, Calvino começou a se preocupar com os problemas religiosos na França, já havia adeptos de uma reforma dentro da própria igreja, tanto da parte dos luteranos como dos humanistas, que eram muito importantes na França.

Obrigado a refugiar-se por causa do que pregava, Calvino foi convidado a morar na cidade de Genebra, na Suíça. Lá implantou as Ordenanças Eclesiásticas, leis rígidas e intolerantes baseadas na sua crença.

Organizou a Igreja Calvinista em termos de fiéis, pastores e um conselho de anciãos. Suas idéias difundiram-se com rapidez: Teodoro de Beza, que dirigia em Genebra a Academia Teológica, levou-as para Gênova, na Itália. Logo alcançaram também a França. a Holanda, a Inglaterra (onde o calvinismo se chamou puritanismo) e a Escócia (introduzido por João Knox).

Extraido de http://www.renovado.kit.net/calvino.htm
Imagem de bibliotecaimbb.blogspot.com

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Claro e Convincente (DICAS de como pregar) por C.H.Spurgeon

C.H.Spurgeon

Irmãos, temos de cultivar um estilo claro ao pregar. Quando um homem não se faz entender o que quer dizer, é por que ele mesmo não sabe o que quer dizer. O ouvinte médio, que não pode seguir a linha de pensamentos do pregador, não deve preocupar-se, se não de lançar a culpa de não entender para o pregador, que tem a responsabilidade de apresentar as coisas claramente.

Se olham para um poço, e está vazio, ele parecerá muito profundo; mas se nele existe água, verão seu brilho. Creio que, se muitos pregadores são profundos simplesmente porque são como poços, nos quais não existe nada, exceto folhas secas, algumas pedras, e quem sabe um ou dois gatos mortos! Se existe água de vida na pregação de vocês, poderá até ser profunda, porem a luz da verdade lhe dará a claridade. Seja como for, esforcem-se por serem simples, de modo que as verdades que ensinam possam ser facilmente recebidas pelos ouvintes.

É preciso que cultivemos um estilo convincente; junto com o ser claro: é necessário que sejamos poderosos. Alguns imaginam que isso consiste em falar com voz forte, mas posso assegurar-lhes que estão equivocados. As tonteiras não são corrigidas vociferando. Deus não exige de nós que gritemos como se estivéssemos falando para três milhões de pessoas quando só estamos falando para trezentas. Sejamos impetuosos devido à excelência de nosso assunto, e à energia do espírito que colocamos ao pronunciar-lo. Em uma palavra, que nosso falar seja natural e vivo.

Espero que abandonemos os truques dos oradores profissionais, o esforço em lograr efeitos, o clímax estudado, a pausa premeditada, a teatralidade, o falar afetado, e não sei mais quantas coisas , que podem ser vistas em certos teólogos pomposos que porventura sobrevivem sobre a terra. Oxalá que tais pregadores cheguem a ser espécies extintas dentro de pouco tempo, e que todos nós aprendamos uma maneira viva, natural, e sincera de pregar o Evangelho; pois estou persuadido de que é bem provável que Deus abençoe semelhante estilo de pregação.

______________
Fonte: Um Ministério ideal
tradução: Armando Marcos

Extraido de http://www.projetospurgeon.com.br/2010/06/claro-e-convincente-dicas-de-como.html

Christmas (Natal) por A.W. Pink

Christmas (Natal)

A.W. Pink

“Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, ... Porque os costumes dos povos são vaidade” - Jr 10:1-3


O Natal está chegando! Sem dúvida! Mas o que é o "Natal"? Será que o próprio termo não denota sua origem - "Christ-mass (a missa de Cristo)". Portanto é de origem romana, trazida diretamente do paganismo. Mas, diria alguém, o Natal é o momento em que comemoramos o nascimento do Salvador. É mesmo? E quem autorizou tal comemoração? Deus é que não foi. O Redentor ordenou a seus discípulos que "se lembrassem" dEle na Sua morte, mas não há uma única palavra em toda a Escritura Sagrada, de Gênesis a Apocalipse, que nos diga que devemos celebrar o Seu nascimento. Além disso, quem sabe quando, em que mês, Ele nasceu? A Bíblia silencia a esse respeito. Será que é sem motivo que as únicas comemorações de "aniversário" mencionadas na Palavra de Deus sejam as de Faraó (Gn. 40:20) e de Herodes (Mt. 14:6)? Será que isso não está registrado "para nossa aprendizagem"? Se assim for, temos levado isso contritamente ao coração?

E QUEM celebra o "Natal"? Todo o "mundo civilizado". Milhões que não fazem nenhuma profissão de fé no sangue do Cordeiro e que O "menosprezam e rejeitam" e ainda mais milhões que, enquanto reivindicam serem seus seguidores, pelas suas obras O negam, unidos em farras sob a pretensão de estarem honrando o nascimento do Senhor Jesus. Levando isso ao mais baixo nível, perguntaríamos: É correto Seus amigos unirem-se a Seus inimigos em um círculo mundano de satisfação carnal? Será que alguma alma nascida de novo pensa realmente que Aquele que o mundo lançou fora fica feliz ou é glorificado por tal participação nas alegrias do mundo? Realmente, os costumes dos povos são vaidade; e está escrito: "Não seguirás a multidão para fazeres mal" (Ex. 23:2).

Alguns argumentarão em prol de "celebrar o Natal" com base no argumento de que devemos "dar às crianças alguns bons momentos". Mas por que fazer isso sob o disfarce de honrar o nascimento do Salvador? Por que é necessário arrastar Seu santo nome e vincula-lo ao que acontece nesta temporada de folia carnal? Seria isto levar os pequeninos para FORA do Egito (Ex. 10:9-10), nação que sempre figurou como um tipo do mundo, ou não seria claramente um entrosamento com os egípcios dos nossos dias no seu "usufruto dos prazeres transitórios do pecado" (Hb. 11:25)? A Bíblia diz, "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Pv. 22:6). A Bíblia ordena que o povo de Deus crie seus filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor" (Ef. 6:4), mas onde é que ela estipula que é nosso dever dar a elas “bons momentos’? Será que seria possível dar a elas "bons momentos" ao nos ocuparmos de coisas para as quais não poderíamos pedir apropriadamente a benção do SENHOR?

Existem aqueles que se abstém de algumas das carnalidades mais grosseiras da "estação festiva", no entanto estão cruelmente escravizados ao costume prevalecente do "Natal", isto é, a troca de "presentes". Dizemos "troca" porque é isso que realmente ocorre em muitos casos. Uma lista é mantida, no papel ou na memória, dos presentes que foram recebidos no ano passado, com a finalidade de devolver a gentileza este ano. E isso não é tudo: grande cuidado é tomado para que o "presente" dado ao amigo valha em dinheiro tanto quanto o que se espera receber dele. Assim, apesar de muitos não poderem fazer frente a essas despesas, uma soma considerável tem que ser posta de lado a cada ano para ter com que comprar coisas simplesmente para entregá-las em troca de outras que provavelmente serão recebidas. Dessa forma um fardo é colocado sobre essas pessoas; fardo este que não poucos consideram difícil de suportar.

Mas o que devemos fazer? Se deixarmos de entregar "presentes" nossos amigos pensarão mal de nós, provavelmente nos julgando mesquinhos e avarentos. O caminho honesto a tomar é enfrentar a dificuldade de notificá-los - por carta se estiverem distantes - que de agora em diante você não entregará mais nenhum "presente de Natal", como é chamado. Exponha suas razões. Expresse claramente que você foi levado a ver que aquela "festividade de Natal" é uma coisa completamente DO MUNDO, destituída de qualquer autorização Bíblica; que é uma instituição católica romana, e que agora que você vê isso, já não ousa ter qualquer cumplicidade com essas coisas (Ef. 5:11); que você é um liberto do Senhor (1 Cor. 7:22), e por isso você se recusa a estar em escravidão a um trágico costume imposto pelo mundo.

E o que dizer sobre enviar "cartões de Natal" com um texto bíblico escrito neles? Também isso é uma abominação aos olhos de Deus. Por quê? Porque a Palavra dele proíbe expressamente todas as misturas profanas; Dt. 22:10-11 tipifica isso. O que estou querendo dizer com “mistura profana’? Isto: a união da pura Palavra de Deus com a "Cristo-missa" dos romanistas. Enviem cartões por todos os meios (preferivelmente em algum outro momento do ano) a seus amigos descrentes, e aos cristãos também, com um verso de Bíblia, mas NÃO com "Natal" escrito neles. O que você acharia de um programa impresso de um circo de palhaços com Isa. 53:5 escrito no rodapé? Ora, que isso está completamente FORA DE LUGAR, altamente incongruente. Mas aos olhos de Deus o circo e o teatro são muito menos ofensivos que a "celebração de Natal" dos romanistas e das "igrejas’ protestantes." Por quê? Porque esta é feita sob o manto do nome santo de Cristo e aqueles não.

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pv. 4:18). Onde há um coração que realmente deseja agradar a Deus, Ele graciosamente concede conhecimento crescente da Sua vontade. Se Ele se agradar em usar estas linhas para abrir os olhos de algumas pessoas do Seu querido povo e leva-las a reconhecer o que é um mal crescente, e mostrar a elas que elas têm desonrado a Cristo unindo o nome do Varão de Dores (e assim Ele FOI, enquanto esteve aqui na Terra) com um "FELIZ Natal’, então una-se a este autor em uma arrependida confissão desse pecado a Deus, buscando a graça dele para completa libertação dessas coisas, e louve-O pela luz que Ele lhe concedeu quanto a essa questão.

Amado irmão, "a vinda do Senhor está próxima" (Tg. 5:8). Acreditamos realmente nisso? Não acredite porque o Papado está recuperando seu poder temporal perdido, mas porque DEUS assim diz - "visto que andamos por fé e não pelo que vemos" (2 Co. 5:7). Se realmente cremos assim, que efeitos tal convicção está tendo sobre a nossa caminhada? Este pode ser o seu último Natal na Terra. Durante este Natal, o Senhor pode descer do céu e com um brado juntar aquilo que é Seu a Si mesmo. Você gostaria de ser chamado em meio a uma "festa de Natal" para encontrá-lO nos ares? A chamada para este momento é "Saí ao seu encontro!" (Mt. 25:6) afastando-se de uma cristandade irreligiosa, de uma horrível paródia de "religião" que agora se esconde debaixo do nome dEle.

"Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo." (2 Co. 5:10). Quão solene e perscrutador! O Senhor Jesus declarou que "de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo" (Mt. 12:36). Se toda “palavra frívola" será levada em consideração, então seguramente também o será toda a energia desperdiçada, todo dólar perdido, toda hora jogada fora! Se ainda estivermos na Terra quando os últimos dias deste ano chegarem, que o autor e o leitor seriamente busquem graça para viver e agir tendo o tribunal de Cristo diante dos olhos. Os SEUS "muito bem" serão ampla compensação para as zombarias e insultos que possamos receber agora das almas sem Cristo.

Será que algum leitor cristão imagina, por um momento sequer, que quando ele ou ela comparecerem perante o seu Santo Senhor eles se lamentarão por terem vivido de forma “muito rigorosa’ aqui na Terra? Existe o mais leve perigo dEle reprovar qualquer dos Seus porque eles eram "muito extremados" em abster-se "das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma" (1 Pe. 2:11)? Nós podemos ganhar a boa vontade e receber boas ações dos religiosos mundanos de hoje por ceder em "pequenos(?) pontos", mas será que receberemos o Seu sorriso e aprovação naquele dia? Ah, como é importante interessar-se mais no que ELE pensa, e menos no que os pobres mortais pensam.

"Não seguirás a multidão para fazeres mal" (Ex. 23:2). Como é fácil flutuar com a maré da opinião popular; mas exige muita graça, diligentemente buscada em Deus, para nadar contra ela. Todavia é isto que o herdeiro do céu é chamado a fazer: "não vos conformeis com este século" (Rm. 12:2), negar-se a si mesmo, levar a sua cruz, e seguir um Cristo rejeitado. Quão ardorosamente o autor e o leitor precisam dar ouvidos àquela palavra do Salvador: "Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Ap. 3:11). Oh que cada um de nós possa ser capaz de dizer verdadeiramente: "De TODO mau caminho desvio os pés, para observar a TUA PALAVRA“ (Sl. 119:101).

Nossa palavra final é aos pastores. Para você a Palavra do Senhor é: "torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza" (1 Tm. 4:12). Não é verdade que as "igrejas" mais corruptas que você conhece, onde quase todo o fundamento da fé é negado, terão as suas “celebrações de Natal’? Você os imitará? Você é coerente a ponto de protestar contra métodos não-escriturísticos de "arrecadar dinheiro", e em seguida sancionar os não-escriturísticos cultos de Natal? Busque graça para firmemente, porém afetuosamente, firmar a verdade de Deus quanto a esse assunto diante da sua congregação, anunciando que você não pode ter nenhuma parte em seguir costumes pagãos, romanistas, e mundanos.

Texto extraido de http://www.bomcaminho.com/awp002.htm

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Graça Irresistível por John Piper

Graça Irresistível por John Piper

A doutrina da graça irresistível não significa que toda influência do Espírito Santo não pode ser resistida. Significa que o Espírito Santo pode sobrepujar toda resistência e tornar sua influência irresistível.

Em Atos 7:51, Estevão diz aos maiorais dos judeus: “Homens de dura cerviz, incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis”. E Paulo fala sobre entristecer e apagar o Espírito (Efésios 4:30; 1 Tessalonicenses 5:19).Deus dá muitas ordenanças e comandos que são resistidos. Na verdade, toda a história de Israel no Antigo Testamento é repleta de resistência, como a parábola dos lavradores maus mostra (Mateus 21:33-43; cf. Romanos 10:21).

A doutrina da graça irresistível significa que Deus é soberano e pode sobrepujar toda resistência quando quiser. “Segundo a sua vontade ele opera com o exército dos céus e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão!” (Daniel 4:35). “No céu está nosso Deus e tudo faz como lhe agrada”(Salmo 115:3). Quando Deus empreende cumprir seu propósito soberano,ninguém pode resisti-lo com sucesso.

Isto é o que Paulo ensinou em Romanos 9:14-18, que fez seu oponente dizer: “De que se queixa ele ainda? Pois, quem jamais resistiu à sua vontade?”Ao que Paulo responde: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?!Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: por que me fizeste assim?Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para fazer um vaso para honra, e outro para desonra?” (Romanos 9:20b).

Mais especificamente, graça irresistível se refere à obra soberana de Deus de sobrepujar toda rebelião do nosso coração e trazer-nos à fé em Cristo Jesus para que possamos ser salvos. Se nossa doutrina da depravação total é verdadeira, não poderia existir salvação sem a realidade da graça irresistível. Se estamos mortos em nossos pecados, totalmente incapazes de nos submetermos a Deus, então nunca creríamos em Cristo a menos que Deus sobrepujasse a nossa rebelião.

Alguns podem dizer: “Sim, o Espírito Santo pode nos trazer a Deus,mas podemos usar nossa liberdade para resistir ou aceitar esse trazer”. Nossa resposta é: sem a graça salvífica, sempre usaremos nossa liberdade para resistir a Deus. É isto que significa ser “incapaz de se submeter a Deus”. Se uma pessoa se torna humilde o bastante para se submeter a Deus é porque Deus deu-lhe uma natureza nova e humilde. Se uma pessoa permanece endurecida e orgulhosa para se submeter a Deus, é porque essa pessoa não recebeu tal espírito disposto. Mas para vermos isso mais persuasivamente devemos olhar para as Escrituras.

Em João 6:44 Jesus diz: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer”. Este trazer é o trabalho soberano da graça sem o qual ninguém pode ser salvo da sua rebelião contra Deus. De novo alguém diz: “Ele traz todos os homens, não apenas alguns”. Mas isso simplesmente evita a implicação clara do contexto de que o “trazer” do Pai é o motivo de alguns crerem e outros não.

Especificamente, João 6:64-65 diz: “Contudo há descrentes entre vós.Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair. E prosseguiu: Por causa disso, é que vos tenho dito: Ninguém pode vir a mim, se pelo Pai, não lhe for concedido”.

Perceba duas coisas.

Primeiro, veja que ir a Cristo é chamado de um dom. Não é somente uma oportunidade. Ir a Cristo é “dado” a alguns e não a outros.

Segundo, perceba que a razão de Jesus dizer isso é explicar por que “há descrentes entre vós.” Nós podemos parafrasear assim: Jesus sabia desde o princípio que Judas não creria nele, a despeito de todos os ensinamentos e convites que recebeu. E porque sabia isso, ele explica isso com as palavras:
Ninguém pode vir a mim se pelo Pai não lhe for concedido. Judas não foi concedido a Jesus. Havia muitas influências boas na sua vida. Mas a decisiva, o dom da graça irresistível, não foi dada.

2 Timóteo 2:24-25 diz: “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender e sim deve ser brando para com todos; apto para ensinar,paciente, disciplinando com mansidão os que se opõe, na expectativa que Deus não só lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.”

Aqui, como em João 6:65, arrependimento é chamado de dom de Deus.Perceba, ele não está meramente dizendo que a salvação é um dom de Deus.
Está dizendo que o pré-requisito para salvação também é um dom. Quando uma pessoa ouve um pregador chamá-la ao arrependimento, ela pode resistir a esse chamado. Mas se Deus conceder-lhe arrependimento, não poderá resistir porque o dom é a remoção da resistência. Não sentir vontade de se arrepender é o mesmo que resistir ao Espírito Santo. Assim, se Deus concede o arrependimento, isso é o mesmo que remover a resistência. Esse é o motivo de chamarmos essa obra de Deus de “graça irresistível”.

NOTA: Deveria ser óbvio a partir disso que a graça irresistível
nunca implica em Deus forçar-nos a crer contra nossa vontade,
senão teríamos uma contradição nos termos. Pelo contrário, a
graça irresistível é compatível com a pregação e testemunho que
tentam persuadir pessoas a fazer o que é racional e o que irá de
acordo com seus melhores interesses.

1 Coríntios 1:23-24 diz: “mas nós pregamos a Cristo crucificado,escândalo para os judeus e loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.”. Perceba os dois tipos de “chamado” implicados nesse texto.

Primeiro, a pregação de Paulo alcançou a todos, tanto judeus quanto gregos. Esse é o chamado geral do evangelho. Ele oferece salvação a todos aqueles que crerão no Cristo crucificado. Mas por muitas vezes ele cai em ouvidos não-receptivos e é chamado de loucura.

Mas então, em segundo lugar, Paulo se refere a outro tipo de chamado.Ele diz que entre aqueles que escutam existem alguns que são “chamados” de um modo que não mais consideram a cruz como loucura, mas como sabedoria e poder de Deus. O que mais esse chamado pode ser senão o irresistível chamado de Deus das trevas para sua luz? Se TODOS aqueles que são chamados desse modo consideram a cruz como poder de Deus, então
algo no chamado deve efetuar a fé. Isso é graça irresistível.

Isto é mais explicado em 2 Coríntios 4:4-6: “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é imagem de Deus… porque Deus, que disse: das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação da glória de Deus, na face de Cristo.”

Visto que os homens são cegos para a dignidade de Cristo, um milagre é necessário para que eles cheguem a ver e crer. Paulo compara esse milagre com o primeiro dia da criação quando Deus disse: “Haja luz”. Ele é na verdade uma nova criação, ou um novo nascimento. Isso é o que se quer dizer por chamado eficaz em 1 Coríntios 1:24.

Aqueles que são chamados têm os seus olhos abertos pelo poder criativo de Deus, de forma que não mais vêem a cruz como loucura, mas como o poder e a sabedoria de Deus. O chamado eficaz é o milagre de ter nossa cegueira removida. Isso é graça irresistível.

Outro exemplo isso está em Atos 16:14, onde Lídia está ouvindo a pregação de Paulo. Lucas diz: “o Senhor lhe abriu o coração, para entender o que Paulo dizia”. A menos que Deus abra nosso coração, não aceitaremos a mensagem do evangelho. Esse abrir do
coração é o que chamamos de graça irresistível.

Outra maneira de descrevê-la é “novo nascimento” ou nascer de novo.Cremos que o novo nascimento é um milagre de Deus que capacita uma pessoa anteriormente “morta” a receber a Cristo e então ser salva. Não achamos que a fé preceda e cause o novo nascimento. Fé é a evidência de que Deus nos gerou de novo. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (1 João 5:1).

Quando João diz que Deus dá o direito de se tornar filho de Deus a todos os que recebem a Cristo (João 1:12), ele quer dizer que aqueles que recebem a Cristo “nasceram, não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. Em outras palavras, é necessário receber a Cristo para tornar-se um filho de Deus, mas o nascimento que traz uma pessoa para a família de Deus não é possível pela vontade do homem.

O homem está morto em seus delitos e pecados. Ele não pode fazer-se novo, ou criar nova vida em si mesmo. Ele deve nascer de Deus. Então, com a nova natureza de Deus, ele imediatamente recebe a Cristo. Os dois atos(regeneração e fé) são tão intimamente conectados que na experiência não podemos distingui-los. Deus nos gera de novo e o primeiro vislumbre da vida na criança recém-nascida é a fé. Assim, novo nascimento é o efeito da graça irresistível, porque é um ato de criação soberana – “não da vontade do homem, mas de Deus”.

Fonte:
Trecho extraído e traduzido de
What We Believe About
the Five Points of Calvinism
,Desiring God.
Traduzido por André Scordamaglio

Extraido de:http://www.monergismo.com/textos/graca_irresistivel/graca-irresistivel_piper.pdf
Imagem: voltemosaoevangelho.blogspot.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Líderes cristãos são atacados no Vietnã

No dia 13 de novembro, Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida, um bando de homens atacou os líderes da Igreja Batista Ágape que participavam de um culto de renovação espiritual na casa de um evangelista, perto de Hanói.

Os principais alvos eram os pastores e líderes, mas todos os que estavam presentes foram atacados, incluindo mulheres e crianças. Um pastor ficou inconsciente por horas após o ataque e vários outros ficaram gravemente feridos.

O ataque aconteceu na aldeia de Lai Tao. De acordo com relatos à agência de notícias Compass Direct News, havia cinco pastores e quatro pastoras na reunião. O grupo também quebrou várias cadeiras de plástico, o púlpito e roubou peças valiosas de quatro motos antes de esmagá-las.

Para impedir os cristãos de fugir, alguns membros de gangue correram para fora e atraiu o povo, gritando: “Os pastores cristãos estão espancando brutalmente as pessoas!”.

Quando o pastor Nguyen Cong Thanh, presidente da igreja, soube do ataque correu para a aldeia.

“Tudo o que podia fazer era chorar e, mesmo que eu quisesse, não conseguia evitar as lágrimas”, disse Thanh.

Nos últimos anos as políticas oficiais do Vietnã em relação à religião têm se tornado mais tolerante. No entanto, há fortes indícios de que autoridades policiais empregam gangues de ataques anticristãos para realizar atos semelhantes ao ataque a Igreja Batista Ágape. Os membros dessas gangues raramente são identificados

extraido de http://www.portasabertas.org.br/noticias/2011/12/1287297/

Thomas Watson – Como Aproveitar ao Máximo a sua Leitura da Bíblia

Thomas Watson – Como Aproveitar ao Máximo a sua Leitura da Bíblia

1. Remova obstáculos. (a) remova o amor por todo e qualquer pecado (b) remova as distrativas preocupações deste mundo, especialmente a cobiça [Mt 13:22] (c) não faça piadas com a Bíblia e a partir da Bíblia.

2. Prepare seu coração. [1 Sm 7:3] Assim: (a) recolhendo seus pensamentos (b) eliminando sentimentos e desejos impuros (c) não vindo à Palavra apressada ou negligentemente.

3. Leia com reverência, considerando que cada linha é Deus que fala diretamente com você (2 Tm 3:16-17; Sl 19:7-11).

4. Leia os livros da Bíblia em ordem.

5. Obtenha uma verdadeira compreensão da Escritura. [Sl 119:73] isto é melhor alcançado comparando partes correlatas da Bíblia entre si.

6. Leia com seriedade. [Dt 32:47] A vida cristã deve ser encarada com seriedade já que requer esforço [Lc 13:24] e não falhar [Hb 4:1].

7. Persevere em lembrar-se do que você lê. [Sl 119:52] Não deixe que seja roubado de você [Mt 13:4 ,19]. Se o que você lê não fica na sua memória é improvável que seja de muito benefício para você.

8. Medite no que lê. [Sl 119:15] A palavra hebraica para “meditar” significa “estar intensamente na mente”. Meditação sem leitura é errada e tendente a equívocos; leitura sem meditação é estéril e infrutífera. Significa incitar os afetos, ser aquecido pelo fogo da meditação [Sl 39:3].

9. Leia com um coração humilde. Reconheça que você é indigno da revelação de Deus a você [Tg 4:6]

10. Acredite que tudo é a Santa Palavra de Deus. [2 Tm 3:16] Nós sabemos que nenhum pecador poderia tê-la escrito devido ao modo com ela descreve o pecado. Nenhum santo poderia blasfemar contra Deus fingindo que sua própria Palavra seria a de Deus. Nenhum anjo poderia tê-la escrito pela mesma razão. [Heb 4:2]

11. Valorize a Bíblia grandemente. [Sl 119:72] Ela é a sua tábua de salvação; você nasceu por meio dela [Tg 1:18]. Você precisa crescer por meio dela [1 Pd 2:2] [cf. Jó 23:12].

12. Ame a Bíblia ardentemente [Sl 119:159].

13. Leia-a com um coração honesto. [Lc 8:15] (a) Disposto a conhecer toda a vontade de Deus (b) lendo para ser transformado e melhorado por ela [Jo 17:17].

14. Aplique a você mesmo tudo o que lê, tome cada palavra como dita para você. Sua condenação de pecados como a condenação ao seu próprio pecado; a obrigação que ela requer como o dever que Deus requerer de você [2 Rs 22:11].

15. Preste muita atenção aos mandamentos da Palavra tanto quanto às promessas.Pense em como você precisa de direção tanto quanto precisa de conforto (Sl 119:9-11).
16. Não se deixe levar pelos detalhes secundários, antes tenha certeza de prestar atenção mais às grandes coisas [Os 8:12].

17. Compare-se com a Palavra. Como fica essa comparação? Seu coração é parecido com uma transcrição dela, ou não? (Tg 1:21-25)

18. Preste atenção especial àquelas passagens que falam à sua situação individual, particular e presente. Por exemplo: (a) Aflição – [Hb 12:7, Is 27:9, Jo 16:20, 2 Co 4:17]. (b) Senso da presença e do sorriso de Cristo retirado -[Is 54:8, Is 57:16, Sl 97:11] (c) Pecado – [Gl 5:24, Tg 1:15, 1 Pe 2:11, Pv 7:10;22-23, Pv 22:14] (d) Incredulidade -[Is 26:3, 2 Sm 22:31, Jo 3:15, 1 Jo 5:10, Jo 3:36]

19. Preste especial atenção aos exemplos e vidas das pessoas na Bíblia como sermões vivos. (a) Castigos [Nabucodonosor, Herodes, Nm 25:3-4;9, 1 Rs 14:9-10, At 5:5,10, 1 Co 10:11, Jd 7] (b) Misericórdias e libertações [Daniel, Jeremias, os 3 jovens no forno flamejante]

20. Não pare de ler a Bíblia até que você tenha seu coração aquecido. [Sl 119:93] Não deixe que ela apenas te informe, mas também que ela te inflame [Jr 23:29, Lc 24:32].

21. Ponha em prática o que você lê [Sl 119:66, Sl 119:105, Deut 17:19].

22. Cristo é, para nós, Profeta, Sacerdote e Rei. Utilize o ofício dEle como Profeta [Ap 5:5, Jo 8:12, Sl 119:102-103]. Faça com que Cristo abra não só a Bíblia para você, mas também a sua mente e entendimento [Lc 24:45]

23. Assegure-se de estar sob um verdadeiro ministério da Palavra, que expõe a Palavra fiel e plenamente [Pv 8:34] seja sério e ávido em esperar por isso.

24. Ore para que você tire proveito da leitura [Is 48:17, Sl 119:18, Ne 9:20].
Obstáculos naturais

Você ainda pode poderá beneficiar-se da leitura apesar deles:

1. Você não parece beneficiar-se tanto quanto outros. Lembre-se dos rendimentos diferentes [Mt 13:8] Apesar do rendimento não ser tão expressivo quanto o de outros ainda é um verdadeiro e frutífero rendimento.

2. Você pode sentir-se lento em compreender [Lc 9:45, Hb 5:11].

3. Sua memória é ruim (a) Lembre-se que você ainda pode ter um bom coração apesar disso (b) Você ainda pode lembrar-se das coisas mais importantes mesmo que você não se lembre de tudo, seja encorajado por João 14:26.

Por Thomas Watson | Abreviado e modernizado por Matthew Vogan | puritansermons.com
Tradução: Juliano Heyse | bomcaminho.com
Extraido de http://voltemosaoevangelho.com/blog/2011/12/os-meios-da-graca-leitura-biblica2/utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+voltemosaoevangelho+%28Voltemos+ao+Evangelho%29

domingo, 18 de dezembro de 2011

Crentes Cretinos

Você conhece esse pessoal. Aqueles que vibram quando alguma coisa dá errado na Igreja. E por Igreja, não quero dizer aquela congregação barulhenta na esquina da sua casa, mas sim a instituição Igreja, o Corpo de Cristo.

São aqueles que riem quando um irmão cai. Os que apontam o dedo quando o líder de louvor da antiga igreja deles aparece com a namorada grávida, ou quando o pastor da igreja do amigo assume que é homossexual e foge com um diácono. Eles riem. Eles têm prazer nisso, um prazer quase erótico.

São aqueles caras que escarnecem de quem adere a algum movimento de santidade sexual, ou qualquer tipo de santidade (se é que existam tais definições – ou é santidade ou não é). Falam mal do movimento, falam mal de quem assume ser parte, falam mal até de quem não tem nada a ver com o assunto, só pra falar mal. Fazem isso, sei lá, pra justificar a vida libertina que levam? Levam camisinha para a igreja, e a Bíblia num app de celular que nunca é utilizado.

São os crentinos que vão para o culto no domingo e ficam checando as atualizações dos amigos em seus smartphones. Ou pior: tiram fotos da banda übercool de “louvor” de sua igreja e postam nas redes sociais comentando como é legal que na igreja deles toque U2(?) e Coldplay(?). Depois do culto, vão pra uma baladinha, abrir a semana com uma cervejinha importada gelada ou um drink. Pergunte pra eles qual a passagem que o pastor usou na pregação e é mais fácil que eles lembrem que o mesmo citou uma bela música do John Lennon, mas se bobear, nem mesmo o João 3.16 sabe de cór.

Para eles, Jesus bom é o jesusmanero ou o buddy Jesus do filme Dogma. Fazer ação social ou caridade requer marca, slogan, camiseta, adesivo e tudo mais. E um nome em inglês. Porque se não for em inglês, não é hype.

São os crentinos que, quando afrontados por suas ações ou atos pecaminosos, soltam o clássico “não julgueis para que não sejais julgados”, como alguém que grita “tô de altos” num pique pega, ou pique esconde. Ou seja: continuam levando a vida como crianças.

“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”

O texto de Isaías 55.6-7 é duro, mas é para todos. As coisas precisam mudar. De boa, precisam mesmo. Do jeito que está, daqui a pouco tem gente fazendo streaptease e dançando de cueca em pleno congresso jovem, em plena “igreja”, e achando tudo isso muito normal.

Mas creio que, para isso, já seja tarde demais.
Eduardo Mano

Extraido de http://eduardomano.net/

A Ceia do Senhor


A Ceia do Senhor
David S. Clark*

1. Os elementos.

a) O ensino romanista. Transubstanciação. O pão se torna carne e o
vinho se torna sangue, mediante a consagração do sacerdote. E continuam tais
permanentemente.

Tem aparência de pão, mas, os sentidos não são aptos para julgar. A
comunhão é com um só elemento – pão. Deve ser pão sem fermento.
Cristo está em cada átomo dos elementos, de modo que o pão sozinho transmite tanto a carne como o sangue.

A alma é inseparável do corpo e a divindade é inseparável da alma; de
modo que participar do corpo é participar de Cristo.

b) O ensino luterano. Consubstanciação. Esta é temporária. Limita-se à ocasião do sacramento. Depois, os elementos são pão e vinho comuns.
O corpo glorificado de Cristo participa da infinidade e da onipresença de sua natureza divina, de modo que está presente em toda a parte e é inexaurível.

O corpo e o sangue de Cristo podem assim ser recebidos tanto pelo crente com pelo descrente, mas só o crente é que tira benefício desse fato.

c) Os elementos são simplesmente pão e vinho. Representam o corpo e o sangue simbolicamente.

A presença de Cristo no sacramento não está nos elementos, mas no
coração do crente.

Participar do pão e do vinho significa participação espiritual dos
benefícios da morte de Cristo, ou seja, da expiação.

2. A natureza da Ceia do Senhor.

a) Teoria romanista. A Ceia do Senhor é tanto um sacramento como um sacrifício. Como sacramento – “ex opere operato” – alimenta a alma por meio da substância real de Cristo comida e bebida. Como um sacrifício, Cristo é realmente oferecido de novo para expiação do pecado, repetindo-se assim a
obra consumada na cruz.

b) Ponto de vista reformado.

Catecismo, perg. 96, “Que é a Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor é um sacramento, no qual dando-se e recebendo-se pão e vinho, conforme a instituição de Cristo, se anuncia a sua morte, e aqueles que participam dignamente, não de uma maneira corporal e carnal, mas pela fé, tornam-se participantes de seu corpo e sangue, com todas as suas bênçãos para seu alimento em graça.”

A Ceia do Senhor é um memorial; é também um emblema ou sinal da profissão; e é também uma apresentação simbólica dos grandes fatos da expiação na morte de Cristo.

O corpo e o sangue de Cristo não são recebidos corporalmente, mas o que Jesus fez mediante o seu corpo e o seu sangue é recebido por aqueles que participam com fé. O sacramento significa, sela e comunica os benefícios da redenção. A participação constitui uma profissão e renovação dos votos do concerto feito com Cristo. É, portanto, um ato solene e vital. Diz Paulo: “O que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação” (1Co. 11:29).

Ps.por Roberto Takeshi Suehiro. Somente um ensino pode-se ser aplicado na vida do Cristão. Podemos observar o equivoco dos romanistas ao fazer certas afirmações extra-biblicas, por isso devemos analisar e buscar viver a verdade, vemos essa busca pelos reformadores, por isso estejamos com a palavra iluminada pelo Espirito Santo!

Fonte: Compêndio de Teologia Sistemática, David
S. Clark, Cultura Cristã, p. 337-8.
Extraido de http://www.monergismo.com/textos/santa_ceia/a-ceia-Senhor_david-s-clark.pdf
Imagem: Paixão radical

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Papel das Mulheres no Plano de Deus

Uma máquina de lavar roupas é uma invenção bem útil, mas faz um péssimo serviço lavando pratos ou cozinhando o almoço. Isto porque a máquina de lavar nunca foi projetada para lavar pratos ou para preparar uma refeição. Foi projetada para lavar roupas, e nesse papel ela é de muito auxílio. Todos reconhecem a necessidade de usar as máquinas da maneira que seus inventores pretendiam. Deus criou a humanidade, e funcionamos melhor quando cumprimos os propósitos para os quais ele nos criou. Deus criou o homem e a mulher separadamente e planejou papéis especiais para cada um. Assim como uma máquina de lavar não cozinha bem, assim não podemos nos sair bem quando tentamos cumprir um papel para o qual Deus não nos projetou. Mas assim como uma lavadora é muito útil para o seu propósito especial, assim tanto os homens como as mulheres podem servir e glorificar a Deus em seus campos de ação dados por Deus.

Limitações

No lar. "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.... Como, porém, a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido" (Efésios 5:22,24). "Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor" (Colossenses 3:18). As mulheres mais velhas sejam orientadas para ensinar as mais novas a serem "…sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada" (Tito 2:3-5). "Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido..." (1 Pedro 3:1). As instruções da Bíblia são claras. As mulheres devem submeter-se aos seus maridos. Essa submissão não indica inferioridade. Mesmo Jesus se submeteu ao Pai, entretanto ambos, Pai e Filho, participam igualmente da natureza divina. Do mesmo modo, esposo e esposa têm igual valor como pessoas, mas Deus ordena que o esposo guie a família. As esposas devem obedecer a vontade de seus esposos em tudo, exceto quando essa vontade contradiz a Palavra de Deus (note o princípio de Atos 5:29).

Nas igrejas."Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja" (1 Coríntios 14:33-35). As mulheres não devem falar na igreja! O tipo de fala que é mencionado nesse contexto é dirigir-se a toda a congregação, tal como é feito por alguém que está dirigindo alguma parte do culto. Paulo não se refere ao cantar junto com toda a igreja, e não se refere às ordens sussurradas a uma criança. Ele também não se refere a uma situação de estudo da Bíblia, do qual participe talvez somente uma certa parte da igreja (note 1 Coríntios 14:23). Mas no culto da congregação, as mulheres não devem falar dirigindo-se ao grupo, nem mesmo para fazer uma pergunta. Mulheres que pregam ou dão testemunho nos cultos de adoração nas igrejas simplesmente desobedecem o mandamento de Deus e devem notar os versículos que se seguem a esse mandamento: "Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado" (1 Coríntios 14:37-38).

Em geral. "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo" (1 Coríntios 11:3). "A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio" (1 Timóteo 2:11-12). A mulher cristã não deve tomar uma posição de liderança sobre os homens, no lar, na igreja, e nem na sociedade em geral. A mulher que se torna pastora de uma igreja, ou ensina uma aula contendo homens, está errada. Alguns tentam limitar esses trechos à cultura do primeiro século. Mas note cuidadosamente que no contexto de 1 Timóteo 2, as razões que Paulo oferece para seu ensinamento não estão limitadas a uma cultura. "Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão" (1 Timóteo 2:13-14). Paulo baseia seu ensinamento na ordem da criação; o fato de que Deus criou primeiro o homem mostra sua intenção para que o homem seja o guia. Ele também mostra as conseqüências quando a mulher tomou a direção e o homem a seguiu. Eva foi enganada pelo que o tentador disse, isto é, creu em sua mentira. Adão não foi enganado; ele comeu o fruto mesmo sabendo que estava errado. Ele seguiu a orientação de sua esposa. Tanto a criação como a queda ensinam que a vontade de Deus é que os homens tenham a autoridade. Claramente, Deus não quer que mulheres dirijam igrejas!

A objeção mais comum a esses textos é que Deus deu à mulher talentos que devem ser usados em seu serviço. Isso é verdade, porém esses talentos devem ser usados de uma maneira aprovada por Deus. Nunca é certo violar as Escrituras. Deus, certamente, deu às mulheres muitos talentos e as mulheres cristãs desempenham um papel igualmente útil na obra do Senhor, como o fazem os homens. A máquina de lavar e o fogão são ambos úteis; eles simplesmente cumprem funções diferentes.

O Trabalho das Mulheres

No evangelho. Há muitas maneiras nas quais mulheres podem servir no evangelho. Lucas 2:36-38 menciona que Ana orava continuamente. Nenhuma responsabilidade maior do que a oração existe e as mulheres têm o direito igual ao dos homens a se aproximarem do trono de Deus em oração.

As mulheres podem ensinar. Enquanto não pode ter autoridade sobre os homens, a mulher cristã pode e deve ensinar outras mulheres e crianças (Tito 2:3-5), e se ela mantém um espírito humilde, pode também ajudar os homens a entenderem melhor as Escrituras (Atos 18:24-26). No primeiro século, as mulheres profetizavam (Atos 2:17-18; 21:9), isto é, revelavam a vontade de Deus pela inspiração do Espírito Santo. Débora, no Velho Testamento, era uma mulher bastante procurada por causa de seu sábio aconselhamento. A fé de Timóteo foi atribuída à influência de sua mãe e avó, as quais eram devotas. As mulheres cristãs devem conhecer as Escrituras e serem capazes de mostrar humildemente qual é a vontade de Deus.

O Novo Testamento ressalta freqüentemente o trabalho que as mulheres faziam, sem especificar exatamente qual era esse trabalho (Romanos 16:12; Filipenses 4:2-3; Atos 1:14; 9:2; 17:12). As mulheres devem trabalhar para encorajar, admoestar e edificar.

Através do exemplo de uma vida espiritual, as mulheres devem adornar o evangelho de Cristo (Tito 2:3-5). Pedro mostra que as mulheres devem dar mais importância ao caráter interior e menos à aparência externa (1 Pedro 3:1-6). Tanto os homens quanto as mulheres devem ser o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13-16). Enfim, mulheres e homens são iguais diante de Deus e ambos têm maneiras importantes pelas quais devem servir a Deus (Gálatas 3:28).

No serviço. Quando lembramos que Jesus disse que o maior no reino de Deus será aquele que serve (Marcos 10:35-45), então parece muito provável que as pessoas maiores no reino têm sido as mulheres. A Bíblia menciona várias mulheres, por exemplo: Dorcas, que continuamente praticava ações de bondade e caridade (Atos 9:36-39); uma Maria que "muito trabalhou por vós" (Romanos 16:6); Febe que servia à igreja de Cencréia (Romanos 16:1-2); e Maria, irmã de Marta e de Lázaro, que ungiu o corpo de Jesus para seu sepultamento (Marcos 14:3-9). A Bíblia raramente menciona mulheres cristãs sem falar sobre suas boas obras (1 Timóteo 2:9-10; 5:10).

No lar. Deus criou a mulher porque viu que o homem precisava de uma companheira (Gênesis 2:18-24). Homens e mulheres são dependentes uns dos outros (1 Coríntios 11:11). As esposas têm responsabilidade especial como donas de casa (1 Timóteo 5:14; Tito 2:3-5). Provérbios 31 fala extensamente sobre a bênção que uma boa esposa é para o seu esposo.

As mães têm um papel muito importante na educação de seus filhos. É triste que a sociedade moderna desdenhe as mulheres que devotam tempo integral à criação dos filhos e ao cuidado do lar, e exalte as mulheres que dão mais importância às suas carreiras profissionais. Uma esposa e mãe devota está entre as maiores bênçãos que uma sociedade pode ter e devemos criar nossas filhas para desejarem desempenhar esse papel. Timóteo ajudou grandemente os irmãos, no primeiro século, em parte por causa da influência de sua mãe e de sua avó. Ser uma boa mãe é um trabalho especialmente importante das mulheres cristãs (1 Timóteo 2:15; 5:10,14).

Conclusão

Os homens e as mulheres devem ser igualmente ativos na obra de Deus. Nenhum deles deve fazer o que Deus não lhes atribuiu, mas quando cada um trabalha dentro do papel que Deus ordenou, o nome do Senhor será glorificado e sua obra cumprida.

-por Gary Fisher

Texto Extraido de http://www.estudosdabiblia.net/d31.htm

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Em processo de desmundanização


Tema: Em processo de desmundanização
Texto base: 1 Pe 1:14

Todos nós que um dia servimos ao diabo e a este mundo, sabemos da grande quantidade de coisas erradas que fazíamos enquanto mundanos, depravação sexual, vícios com bebedeira, cigarro, drogas, idolatria (futebol, novelas, famosos, televisão, baladas, computador e por ai vai). Ou seja, vivíamos em torno destas grandes misérias que corroíam nossa alma, nos afastando cada vez mais longe da presença de Deus, sendo que já estávamos distantes.

Mais um dia A Gloriosa Luz de Cristo Jesus brilhou sobre o nosso imenso porão de pecados(Mt 4:16), e assim Cristo nos resgatou, gerando um novo homem, uma nova mulher em Cristo Jesus, onde as coisas do passado foram perdendo o brilho, perdendo o valor.

Mais Cristo nos chamou para luz, não para continuar nas trevas, ele nos manteve no mundo, isso fica bem claro, na oração sacerdotal de Jo 17:15, porém outra ordenança é

E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.1 Co 7:31

E o grande problemas desses dias, é o que nós que nos dizemos cristãos estamos tomando o principio da advertência de 1 Pe 1:18, e nos amoldando novamente nas nossas paixões das quais um dia Cristo nos libertou.

Um exemplo, no inicio da minha fé, com o trabalhar do Senhor, queria me livrar de todas as porcarias deste mundo, seja televisão, musicas mundanas, ou seja tudo de ruim, queria viver para O Senhor sem reservas, não estava preocupado se ia perde um jogo de futebol, não me importava se os amigos do mundo me abandonaram, eu queria conhecer Cristo, e nada mais, queria agradar ele.

E Satanás e o sistema mundano, como são sutis foram tentando penetrar na minha vida, e quando você vai perceber, você não tem mais, O brilho de Cristo, não tem mais uma vida de relacionamento diária com O Senhor, e porquê, porque a TV, o facebook e varias outras coisas roubaram o lugar de Cristo, e o pior não é isso, o pior é você ir aceitando isso entrar na sua vida, tomando o lugar de Cristo, e você ainda achar que ta tudo bem, que Deus me entende.

Tenho ouvido falar de muitos homens, que um dia foram assíduos na pregação do evangelho, na evangelização, tinha prazer na reunião de oração, e hoje em dia se falam de Cristo soa uma coisa forçada, MISERICORDIA, precisamos acordar, e ver o que realmente está tomando o lugar de Deus em nossas vidas. Precisamos trabalhar mais o trabalho está glorificando a Deus, precisamos estudar, mais o estudo é para glorificar a Deus.

Veja, observamos um esfriamento geral nas pessoas, você não vê mais as pessoas testificarem de Cristo pela maravilhosa salvação, e só pelos milagres, é só pelos bens materiais, Os Crentes verdadeiros sabem que o maior milagre foram suas vidas resgatadas pelo Cordeiro imaculado.

O homem não nasceu com tais coisas fúteis, é possível, viver sem tudo aquilo que toma o lugar de Deus. No passado, os irmãos que buscavam a Cristo, não tinham luz elétrica, não tinham moto, carros, televisão, computador. Eles procuravam remir o tempo dele, trabalhavam na hora certa, quando não estavam na obra, e se dedicavam a oração, se dedicavam a leitura da palavra, tinha tempo de compartilhar a palavra entre a família.

Hoje em dia, os papos de muitos crentes mudaram, agora os papos são roupas, futebol, mulheres, carros, motos, homens, falar mal da vida dos outros.

Precisamos parar! Urgentemente! o diabo e este mundo não estão de brincadeira, eles estão engolindo milhares de pessoas. E o Cristão precisa urgentemente analisar Is 52:11, saiam destas armadilhas de Satanás, ele certamente quer te aprisionar em coisas que roubem seu tempo com O Senhor, e se O Senhor não te mostrar, você continuará sendo enganado.

Que O Senhor abra nossos olhos, e nos livre de viver uma vida religiosa morta, sem brilho, para Glória dele.