PALAVRA DO DIA

WORD DAILY
Habacuque 3:2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Burrificação da sociedade


A Burrificação da sociedade

Antigamente o admirado era o inteligível, a sabedoria, o conhecimento, mentes pensantes que nos grandes centros do mundo davam um toque de requinte e nobreza, enfim livros e mais livros surgiram nas épocas passadas, sobre variados assuntos, desde a medicina humana à Teologia, e assim conferia a transferência do saber ao homem, levavam as pessoas a pensarem, e de fato, no ponto de vista humana, mentes brilhantes surgiram no passado.

E ao que me parece ao pensar um pouco sobre o assunto, a humanidade vem em despenhadeiro violento no sentido sociólogo, um empobrecimento da cultura, um desmerecimento ao conhecimento, que estão levando as pessoas a se tornarem robôs que não pensam, não idealizam, apenas executam as suas funções de maneira mecânica, ao sentar em um banco de universidade você facilmente denota a situação gravíssima dos futuros profissionais, pessoas despreparadas, desinteressadas, que ao saírem provavelmente vão levar as classes ao retrocesso, é impossível algo se mover neste meio quando a prioridade dos alunos é somente o diploma e o meio de alcançar isso são as chamadas “colas”.

Uma sociedade onde vemos jovens de 16 à 17 anos que não sabem nada sobre historia, geografia, ortografia, língua portuguesa, matemática. É preocupante demais, sabemos que muitos que viviam em locais onde o ensino é de difícil acesso, como no passado, moradores de fazenda, campeiros, enfim não tinham facilidade e incentivo a educação, pois até as crianças trabalhavam para ajudar os pais, mais hoje não há desculpa a acessibilidade aos nossos jovens é muito grande, livros e mais livros, ao um click no navegador você pode acessar vários artigos, textos, livros na própria internet, mais um feedback negativo ocorre ao invés de utilizarem tais meios para aprimorarem o conhecimento em sua grande maioria perdem tempo com coisas que só tomam seus preciosos tempo, e roubam sua adolescência, juventude e porque não fase adulta.

Com o advento da tecnologia, muita coisa boa favoreceu e facilitou a vida do ser humano, por outro lado, levou o povo a uma direção contraria, fomentou a preguiça, a futilidade, o individualismo, a perca de tempo, o relacionamento pessoal entre indivíduos, tudo agora é por um contato distante, aproximado pela tela do computador. Quantos jovens, adultos e crianças, e diretamente ou indiretamente somos culpados por isso também, passando horas e mais horas perdendo seu tempo com tais coisas.

A diversão que antes eram o desenvolvimento motor, social de uma pessoa, que eram diversões com colegas de escola, no bairro, agora se concentram na frente do sofá, no relacionamento homem e visual (TV, computador), tudo que ele acha que precisa se encontra por tais meios.

O meio musical, que antes traziam até boas letras sobre amor, beleza, agora sensualizadas levadas por tons sonoros terríveis de 2 ou três palavra que impregnam na mente das pessoas.

Veja, Não estou dizendo que no passado as coisas eram boas, podemos dizer mais inteligíveis, mais bem compostas, ou melhor pensadas.

Veja o perigo, não lêem mais, não pensam mais, são pessoas fadadas a serem levadas pelo que tais sistemas os afomentam eles a fazerem.

Apostolo Paulo no tempo em que foi levantado na terra, lutou contra a sabedoria dos atenienses, contra a força humana dos romanos, e a religiosidade dos seus patrícios, veja foi uma luta fora do comum, pois eram mentes que estavam pensando, logicamente pensando erroneamente, mais pensavam, mais Apostolo cheio do Espírito de Deus e da Graça combateu sem sair da posição.

E hoje, quantos estão pensando direito? estão como diz Is 1:5-6, toda cabeça está doente, todo coração, enfermo, desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, esta situação caótica tem sido importada e já não é de hoje para dentro das maioria chamadas igrejas evangélicas.

A Igreja protestante, que priorizava, somente as Escrituras, somente a Fé, somente Cristo, somente à Gloria, somente a Graça, que tiveram grandes homens levantados por Deus, que lançaram os fundamentos como prudentes construtores, como Martinho Luthero, John Hus, Zwiglio, George Whitefield, João Calvino, Jonathan Edwards, John Bunyan, Charles Haddon Spurgeon , e qual era esse fundamento, Cristo e a Ressurreição.

E hoje vemos o pragmatismo desenfreado, a musica como elemento principal do culto, influencias mundanas infiltradas diretamente nas pregações, nos elementos de culto, As Escrituras não é mais a única regra de fé dos Cristãos. A Espiritualidade de muitos parecem mais experiências místicas emocionais, uma implantação de ritos judaizantes (unção com óleo, atos proféticos determinados por eles mesmos, shofares no culto), elementos do espiritismo como (rosas, água ungida, oração por roupas e fotos e por ai vai). Distorções e mais distorções das Escrituras.

Muitas igrejas institucionais deixaram de pensar, deixaram de buscar o conselho do Senhor para seguirem os seus próprios corações e intuições, instituíram pra Deus o que lhe deve ser agradável, tentaram dar uma mão para O Senhor.

Tirando as Sagradas Escrituras, vemos uma burrificação de muitos crentes evangélicos, que deixaram de provar os espíritos, não levaram em consideração o exemplo dos bereanos, preferiram aceitar doutrinas de homens, ao assumirem as Doutrinas de Cristo, as Doutrinas da Graça, que revelam Cristo como alicerce, como base para os Cristãos e o Cristianismo, ou seja, a Igreja. 

Nós Cristãos, vemos em grande dificuldade, pois não é com poucas, mais muita dificuldade em pregar o evangelho as mentes não pensantes, para uma geração fraca e totalmente preguiçosa, Graças ao Senhor que a Salvação é obra Soberana do Senhor, pois se dependesse do homem, não haveria entendimento, mais Graças a Deus que ele mesmo clareia a mente do pecador, regenera tal ser, e o faz nova Criatura, ajuda a pensar direito, dando a mente de Cristo.

Por isso que O Senhor de Graça para nós Cristãos, não compactuarmos com as obras infrutuosas das trevas, rejeitando-a, e buscando Graça do Senhor para alimentar as ovelhas muito mais muitos desnutridas que chegam ao aprisco pelo seu alimento eterno.

Um comentário:

  1. Prezado Roberto,

    Não sei quem você é, ou a que igreja pertence, mas eu me sentei em meu computador para escrever um texto sobre a crescente burrificação da igreja, com base em práticas e manipualções psicológicas adotadas mais frequentemente e no abandono da Palavra de Deus. Sei que esse é um fenômeno global que infelizmente atinge a igreja, e estava procurando um texto geral para começãr a substanciar o meu texto e me deparei com o seu. Bravo! Me permita citar partes do seu texto, e prometo lhe enviar o meu em breve.
    É uma luta inglória, mas precisamos levantar essa bandeira na igreja.

    Deus abençoe,

    Edson Carvalho
    Brasília (DF)

    ResponderExcluir