PALAVRA DO DIA

WORD DAILY
Habacuque 3:2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O cerne do evangelho de Jesus Cristo




Por Pedrinho Medeiros

O centro do Evangelho tem sido confundido pelos cristãos, e por isso muitas questões e debates são levantados. Um dos debates mais presentes é entre arminianos e calvinistas, onde se debate se há livre-arbítrio ou eleição divina. Esta questão não é central no Evangelho, apesar de ser relevante – sou a favor de debates a este respeito, a menos que se exaltem, daí não vale a pena debater.

Os longos debates a respeito disto se dá, muitas vezes, por não determinar corretamente o centro do Evangelho. Por exemplo, uma das questões levantadas é: “se Deus é amor, porque não escolheu salvar a todos?”. Isso por supor equivocadamente que o amor de Deus é o centro do Evangelho.

Se podemos determinar um centro para o Evangelho, onde todas as outras verdades essências partem dele, é este: A humilhação do homem é manifesta pela sua incapacidade de se salvar, enquanto a glória de Deus é manifesta pela sua graça em salvá-lo.

Vamos analisar alguns versículos que mostra isso:
Jr 31:32-33: A vergonha do homem é manifesta por ele ter quebrado a primeira aliança da lei. A glória de Deus é manifesta porque Ele estabelece uma nova aliança em que só depende dEle mesmo, visto que o verbo está na primeira pessoa do singular.

Ez 36:18-23: A vergonha do homem é manifesta por ter se rebelado contra Deus e por ter sido disperso nas nações como conseqüência da iniqüidade. Deus manifesta a Sua Glória restaurando o povo na nova aliança: Veja que Deus não fez por amor ao povo, mas por amor a Sua Glória!

Rm 3:23-24: A vergonha do homem é manifesta por ter pecado e estar separado de Deus. A glória de Deus é manifesta por Ele ter justificado o homem gratuitamente mediante a obra de Jesus na Cruz.

Rm 9:11: A vergonha do homem é manifesta por que é salvo sem mérito algum. A glória de Deus é manifesta porque a salvação do homem é pelos méritos daquele que chama, ou seja, o próprio Deus.

Ef 2:1-10: A vergonha do homem é manifesta por estar ele morto espiritualmente, perdido nos pecados, no mundo, e servindo as trevas. A glória de Deus é manifesta por ter Deus salvado ele, mediante a graça e a fé, que não vem do homem, mas é dado pelo próprio Deus. Assim o homem não tem motivo para se gloriar diante de Deus.

Ef 1:6,12,14: O motivo de Deus ter dado graça ao homem é a Sua Glória!

Gl 6:14: Não existe motivo para o homem se gloriar em Si mesmo, se não na Cruz de Jesus.

1Co 1:21: A vergonha do homem é manifesta pela sua incapacidade de conhecer a Deus. A glória de Deus é manifesta pela sua iniciativa de se revelar ao homem.

1Co 1:29,31: O homem não se gloria diante de Deus, o único que deve receber glória é o Senhor.

Rm 3:27: O orgulho humano é excluído no evangelho, pois Deus é quem é glorificado.

O Evangelho se volta para a incapacidade e humilhação do homem, e para Deus sendo glorificado por tê-lo salvado gratuitamente. Essa deve ser uma crença geral de todos os cristãos, seja os defensores do livre-arbítrio, seja os defensores da eleição.

A partir deste centro se torna muito mais fácil entender a eleição, além de se tornar um pouco incoerente crer no livre-arbítrio. Como crer que só Deus deve ser glorificado pela salvação, se foi minha escolha que determinou? Porém, se existe alguém que consiga crer desta maneira, no essencial do Evangelho, você crê, que é o fato de você estar humilhado diante de um Deus extremamente glorioso. Agora, caso você se glorie, mesmo que um pouquinho, diante de Deus e de outros, por pensar “eu aceitei Jesus e outros não”, você está com um problema sério, por não se encaixar no cerne do Evangelho.

Portanto, a questão principal não é a eleição e o livre arbítrio. Mas a questão é que o homem é humilhado e Deus é glorificado. A partir desta questão surge todas as outras verdades essências do Evangelho. O grande problema de se crer no livre arbítrio, está em não humilhar o homem, na situação que ele realmente esta, e não glorificar plenamente Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário