PALAVRA DO DIA
WORD DAILY
Habacuque 3:2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
CULTO DOMÉSTICO
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 1 Timóteo 3:5
Sabemos que este texto o Apostolo Paulo, está trazendo as qualificações pelo qual um homem de Deus chamado ao bispado deve se apresentar.
Porém queria não falar sobre este assunto, mas sim compartilhar algo sobre culto domiciliar.
Vemos nos dias de hoje uma perca total do sentido de família, a grande maioria dos seres humanos se tornaram individualistas e egocêntricos. E isso não somente no âmbito profissional, mais passou este principio inclusive para dentro de casa.
Hoje vemos muitas famílias destruídas, pelo estilo de vida imposto pelo sistema chamado mundo! É perceptível isso, conversemos com qualquer homem ou mulher acima de 50 anos, e logo iremos perceber o quanto era importante o sentido de família, e em sua maioria, apesar das desavenças cuja toda família tem, existia um sentido de união!
Jesus era enfático no sentido do povo seguirem os mandamentos, sendo um deles honra teu pai e tua mãe, Jesus denunciava ali aqueles que não cumpriam.
Mateus 15:4-5
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E é perceptível que ali Jesus denunciava, que naquele contexto os homens haviam introduzido doutrina de homens, pois o mandamento era honra teu pai e tua mãe.
E hoje o respeito dos filhos aos pai já não existem, e nós Cristãos que somos filhos muita vezes nos pegamos em atitudes, que não são de honrar nossos pais e mães, concordo que de certa forma viver com pais não Cristãos é uma prova a cada dia, mais devemos estar buscando honrá-los!
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. (1 Timóteo 3:7)
E do ponto de vista bíblico Jesus já havia dito algo
Lucas 12:51-53
Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Jesus afirma que na verdade ele não havia vindo para que nós tivéssemos uma vida totalmente em paz, em nossas casas, com nossos familiares, onde haveria um ambiente contente, tipo propaganda de TV, não, Jamais Jesus disse isso, é engraçado que justamente ocorre isto nos dias de hoje, por causa da palavra, há uma divisão, muitos cristãos passam por dificuldades justamente por familiares descordarem da palavra e da maneira em que o Cristão vive, ou seja totalmente fora do padrão mundano!
Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.Lucas 8:21
E no sentido espiritual, Jesus não estava desrespeitando sua mãe, quando disse quem é minha mãe e meu irmãos? Jesus dizia na questão espiritual, Jesus enquanto homem, tinha seus pais e seus irmãos, que muita vezes não concordavam com Jesus! Porém Jesus sabia que a família real dele não era a carnal e sim a espiritual, que são todos os escolhidos, predestinados por ele!
Então o que nós enquanto Cristãos aqui na terra devemos fazer diante desta perca do valor familiar? Devemos forçar a união entre todos da família?
Certo que não, mais o interessante é buscar atrair os que estão dentro de casa, que as vezes não concordando com a palavra por um todo, comece a ouvir a palavra pelo qual nós Cristãos temos sidos instruídos.
Porque lendo o texto abaixo do Rev. Augusto Nicodemos sobre os puritanos identifiquei coisas que são de extrema importância. E uma delas era que os puritanos priorizavam totalmente em trazer o conselho de Deus primeiramente a Igreja de Cristo, e de certa forma, os pais chegavam em suas casas e em bate papos familiar, eles compartilhavam sobre a palavra ministrada, ou seja, ele instruíam seus filhos pela palavra.
Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. 1 Timoteo 5:4
Outro questão irmãos que devemos nos atentar, o mundo hoje em que vivemos e o Diabo que está por trás dele, tem instigado o lado feminista da mulher! Vemos muitas vezes, os homens sendo submissos as suas mulheres, enquanto ela não se submetem, isso é antibiblico, o Apostolo Paulo é enfático, sobre as mulheres não ensinarem, e hoje vemos um grande de aumento de pastoras, bispas e até apostolas, quanta mentira, nunca foram chamadas, pois são totalmente contrarias aos ensinamentos de Paulo(ou seja do próprio Espírito de Deus), e este é um assunto difícil, por em sua grande maioria, se a mulher não for espiritual não entenderá nada do que foi escrito!
1 coríntios 15:8-9
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
1 coríntios 15:16
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
E por outro lado, muitos homens ocupados com seus ministérios, se esquecem de ensinar aos seus filhos também, se esquecem de passar a doutrina pura do Senhor, preferem primeiramente se entregar por um todo ao ministério, deixando de lado a educação dos seus filhos, se tornando ausente, mais como vimos
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 1 Timóteo 3:5
E essa é uma realidade, por isso filhos, honremos nossos pais, logicamente até o momento em que eles não te obrigarem a viver uma vida no qual é contraria a palavra do Senhor, Pais amem, cuidem dos seus filhos, ensine a eles o bom caminho do Senhor que é a palavra dele, não se utilizando da palavra para obter algo do filho, mais ensinando realmente a ele princípios bíblicos, mulheres sejam submissos aos seus maridos, se ele é incrédulo, siga o que o Apostolo Paulo diz
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.1 Coríntios 7:14
Se o marido é cristão, que ele seja o cabeça da casa, seja uma boa esposa, uma boa mãe, Maridos cuidem bem de suas esposas, não as tratem como se não tivesse importância, ela é uma com você, portanto estejam em uma busca de sempre estarem em consenso.
E finalmente gostaria de falar sobre princípios no qual é importante para estarmos aplicando aos nossos cultos domésticos.
É interessante, buscar primeiramente a direção do Senhor, e logicamente se for da vontade do Senhor, buscar realmente quem é acessível a receber a palavra do Senhor, e começarmos a se reunir, hoje mesmo retomei tais cultos com minha mãe, espero que o Senhor permita que continuemos a esses cultos que será realizado pelas manhãs.
Sabe estar orando buscando de fato a vontade do Senhor não a nossa, e trazendo a palavra do Senhor, creio que oração e palavra são coisas que deveríamos sempre priorizar em nossas reuniões, colocando sempre Cristo no centro, louvando hinos, ou seja, a simples busca pelo Senhor com reverencia, dentro da sua própria casa é algo nobre, e creio que em muito tem seu efeito, portanto estejamos buscando comunhão mesmo nas nossas casas, com aqueles que são no mínimo abertos para oração e palavra.
E se assim o Senhor permitir que os outros, se houverem, estejam buscando também. Lembrando que realizar cultos familiares, não tem nada haver com a Igreja de Cristo, pela qual o Senhor tem nos direcionado a viver juntamente com ela, o Senhor não nos ensina, de que propriamente a igreja dele é somente nossa família, porque Cristo mesmo afirmou que dentro das casas haveria dois contra três ou três contra um.
Mateus 12:52
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
Portanto sigamos o que o Apostolo Paulo diz:
Romanos 12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário