PALAVRA DO DIA

WORD DAILY
Habacuque 3:2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Remindo o tempo


Por Roberto Takeshi Suehiro

Ef 5:16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

Estudos, trabalho, descanso, momentos de descontração, é isso que as vezes acompanham a rotina de qualquer ser humano. E nem sempre é fácil ter uma vida onde todas essas coisas são bem definidas e organizadas. Ou a pessoa trabalha muito, ou ela estuda muito, ou descansa demais, ou se diverte ou acaba não fazendo nada, mais sempre há este desequilíbrio. Nós que somos seres humanos, somos envolvidos por essa rotina que toma a maioria do nosso tempo.

Os dias de hoje, passam muito mais rápido, veja como os anos tem passado rapidamente, hoje iniciamos o ano, e logo já estamos comemorando o final do ano.

E é muito claro que todas estas coisas citadas acima, é uma corrida atrás do vento, o exemplo claro disso é o trabalho excessivo, afim de se obter riquezas, pois se a pessoa não está numa busca para um desfrute presente deste dinheiro pelo qual ela trabalho, ela está pensando em sua velhice. E porque é uma corrida atrás do vento,? pois o dinheiro vai e a vida passa, e provavelmente a pessoa chegará na mesma declaração feita por Salomão

Eclesiastes 1:3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
Eclesiastes 1:4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
E nós que somos Cristãos, por peregrinar nesta terra, somos levados a conviver todos os dias com essa realidade, pois temos que trabalhar, estudar, temos nossos momentos de descontração.

E o grande problema é lidar com os excessos, pois não se esqueçamos que pela nossa velha natureza, somos desequilibrados, isso como qualquer ser humano, a tendência é sempre partir para os extremos, preciso trabalhar, preciso estudar, realmente precisamos, porém qual a finalidade de tanto trabalho, de tanto estudo, de tanto esforço. Satisfação profissional ? bens materiais ? ser bem sucedido ? e para que essa busca ?

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?Mateus 6:25


Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.1 Timóteo 6:8

Peguei essas passagens, porque tanto Jesus aos discípulos, como o Apostolo Paulo à carta pastoral a Timóteo, deixa bem claro, para que não viva na busca em um desfrute terreno, estejam pois satisfeitos com a vestimenta, com o alimento, não busque os excessos, tesouros terrenos.

Busque as coisas celestiais, pois vocês são moradores de lá em Cristo Jesus.

Porém como eu disse, somos desequilibrados, pela nossa velha natureza, talvez você diga: mais a minha busca nunca foi uma vida bem sucedida, porém a questão não é essa, o tema que estou abordando fala de remirmos o nosso tempo, organizar o nosso tempo, e por que isso ?, pois nós que somos Cristãos, vivemos em uma era, onde os atrativos desta terra pode ser comparada, a uma comparação que ouvi de um irmão meu, muito interessante, nós muitas vezes somos como meninos diabéticos, olhando para uma imensa, e linda rosquinha açucarada, por detrás da vitrine, e o que tem a ver essa analogia, nós que pela nossa velha natureza somos terrenos, desejamos muitas vezes os atrativos desta terra, por exemplo, TELEVISÂO, INTERNET, VIDEOGAMES, PRATICA DE ESPORTES (FUTEBOL, VOLEI), PASSEIOS, VIAGENS.

Perceba não que esteja crucificando quem vê TV, quem fica na Internet, pois eu mesmo vejo TV, uso internet, adoro futebol e curto viagens, porém qual é o espaço, dimensão e proporção em nossas vidas?

O próprio apostolo Paulo fez a declaração no capitulo 5, verso 16. remindo o tempo pois os dias são maus, será que tais coisas tem tomado o lugar de Deus em nossas vidas?, será que tais coisas tem sido mais importantes e priorizadas em relação a uma vida diária com Deus?, me referindo lógico a vida de oração, meditação, consagração.

A grande pergunta é qual tem sido nossa prioridade ? primeiramente as coisas do Senhor, ou primeiramente nossas satisfações? Um exemplo claro é quando nós como igreja, nos reunimos para um final de semana, para passarmos o dia, qual a prioridade ? é Cristo ? ou a nossa diversão ? pois se for a diversão, estamos dizendo que o estilo de vida da igreja primitiva de atos 2 era um saco, pois ele se reuniam no templo para orar, eles eram unânimes.
E quando a igreja está reunida, a tendência é que Cristo seja o anfitrião, não apenas o convidado estraga prazeres, porque a nossa tendência é achar que primeiro vem a diversão, depois a coisas de Deus! Que tirar tempo para orar e meditar antes dos nossos ajuntamentos é depois, ERRADO, se o pensamento da igreja é essa estamos ERRADOS.

Nós como Cristãos precisamos diariamente ver, como está a organização do nosso dia, se realmente estamos vivendo mais para esta terra e nossos prazeres, ou de fato para Deus, tudo que formos realizar, o objetivo claro tem que ser glorificar a Deus,

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.1 Coríntios 10:31

E tomemos o ensino do apostolo Paulo, aprender a usar as coisas dessa terra como se não usassem.

E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.1 Coríntios 7:31

Que Cristo nos livres de nós mesmo, desses dias que são maus, e nos desraigue deste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário